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Enviada em: 26/05/2019

“A educação tem raízes amargas, mas os seus frutos são doces", disse Aristóteles. A educação é uma tarefa árdua que pode apresentar vários desafios. Maior parte deles estão relacionados a distúrbios de aprendizagem, tais como dislexia, discalculia, disgrafia, transtorno de déficit de atenção (TDA) e hiperatividade (TDAH), entre outros, que dificultam para a criança desenvolver as habilidades de de receber, processar, analisar ou armazenar informações. Cabe à escola a tarefa de identificar a presença de algum distúrbio previamente, incluir essas crianças no ambiente escolar e encontrar alternativas para enfrentar as dificuldades de cada um, garantindo assim a aprendizagem destes .     A escola é uma instituição social que tem como objetivo preparar o indivíduo para a vida em sociedade. Assim como a família, a escola auxilia a desenvolver a ética de cada indivíduo conforme o que é dito pela moral, dá a ele oportunidades para desenvolver capacidades sociais e comunicativas e também oferece um conhecimento prévio acerca de diferentes disciplinas. Mas o fundamental são as habilidades de cálculo, leitura e escrita, desenvolvidas na vida escolar, muito usadas no cotidiano. O desenvolvimento deficiente destas habilidades ou a ausência deste desvaloriza o indivíduo no ambiente de trabalho, diminuindo suas oportunidades de carreira.     O reconhecimento prévio destes déficits de aprendizagem é fundamental para que o problema passe a ser tratado o quanto antes. Muitas vezes, esses distúrbios são confundidos com preguiça, dificuldade normal ou falta de atenção, e não recebem o tratamento adequado. O aluno, incapaz de acompanhar os outros de sua classe, pode desenvolver baixa autoestima, repressão e isolamento, e muitas vezes acaba sendo culpabilizado pela sua incapacidade de aprender. Os professores, pais e colegas devem ser orientados a tratá-lo com respeito e não desprezá-lo pelas suas dificuldades. Muitas vezes o aluno que apresenta algum distúrbio é uma pessoa muito inteligente, que vai bem em outras matérias.   Como foi dito anteriormente, a escola deve fornecer ao aluno um ambiente adequado de aprendizagem. O estudante deve receber orientação especial do professor, que deve estar preparado para guiá-lo com paciência, utilizando de métodos alternativos e dinâmicos para garantir a sua aprendizagem, de maneira alguma o deixando sair do ambiente escolar sem ter desenvolvido as capacidades necessárias para a vida em sociedade. Os alunos devem incluí-lo no meio escolar e ajudá-lo em suas dificuldades. Afinal, a educação é um bem e é direito de todos os indivíduos. Nenhum tipo de discriminação deve ser aceita e todos os desafios, não importando o quão difícil sejam, devem ser superados, para garantir uma educação homogênea e iguais oportunidades entre os indivíduos, sem debilitá-los de maneira alguma a executar suas funções.