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Enviada em: 25/05/2019

As dificuldades das crianças com distúrbios de aprendizagem de se inserirem na escola são uma realidade. Nesse sentido, a falta de informação e o diagnóstico tardio são fatores decisivos para a exacerbação do problema. Nesse contexto, faz-se necessário capacitar os profissionais e fornecer recursos para garantir o direito de educação dessas crianças. A lei brasileira nos seus artigos 5 e 8 trata de identificar e instruir o processo de aprendizagem de pessoas com necessidades educacionais. Entretanto, apesar da existência das normas, as mesmas não são aplicadas com eficiência pelos profissionais que atuam na área. As dificuldades enfrentadas pelas crianças devem-se à falta de informação dos pais e educadores, que não conseguem diagnosticar precocemente a presença do distúrbio de aprendizagem. A maior parte das pessoas taxam esses indivíduos de desinteressados ou desatenciosos. Portanto, apesar das garantias impostas pela lei, ainda coexistem fatores que dificultam o diagnóstico e tratamento das crianças com distúrbio de aprendizagem. Sugere-se a criação e implementação de unidades de apoio pedagógico, com psicólogos e educadores capacitados no encaminhamento e tratamento dessas crianças de acordo com as suas necessidades individuais. Embora não muito debatida, o distúrbio de aprendizagem nas crianças e muito comum e atinge cerca de 70% da população, segundo dados do Estadão.. Dessa forma, os distúrbios de aprendizagem devem ser debatidos e as dificuldades superadas. Porém, a realidade é outra, muitas escolas sofrem com a falta de verba e estrutura, não tendo os mecanismos necessários para atender casos especiais e, muitas vezes, ocorre a falta de um professor capacitado. Por consequência, a criança acaba inserida no método tradicional de ensino, o que pode causar frustração pela não obtenção de resultados e pode acarretar até mesmo no abandono escolar. Parafraseando o educador brasileiro Paulo Freire, "intolerância é a incapacidade de viver com o diferente", desse modo, não se pode negligenciar o problema deixando o diferente de lado.