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Enviada em: 26/05/2019

Distúrbios de aprendizagem são caracterizados pela dificuldade de um indivíduo em absorver conteúdos que lhe são propostos. Uma análise crítica sobre essa questão deve abordar não apenas o empecilho do aluno em aprender, mas também a dificuldade da escola em oferecer formas de ensino eficiente. Dessa forma, aspectos didáticos e sociais devem ser explorados visando compreender melhor a temática.  Em primeira análise, quando a fábula A Escola Animal narra a história de um peixe que é avaliado pela sua capacidade de subir em árvores, ela aborda de maneira metafórica algo que está inserido dentro da didática contemporânea. Alunos com distúrbio de aprendizagem não possuem inteligência abaixo do normal, eles somente aprendem de forma diferente dos demais. Assim, se a escola avaliar um discente com dislexia pela sua capacidade de aprender por meio da escrita, ele, com certeza, apresentará dificuldades, o que não o impede de adquirir o mesmo conhecimento pela utilização da narração ou do manuseio de objetos tridimensionais. Logo, esses alunos necessitam de estímulos variados, diferentes dos convencionais, para que possam se desenvolver e se enquadrar melhor no ambiente escolar. Outrossim, uma pesquisa realizada na Escola Municipal Conselheiro Lafaiete mostra que uma das maiores dificuldades para alfabetizar alunos com Déficit de Atenção é a ausência de empenho e informação dos pais. A falta de compreensão aliada a dificuldade de diagnóstico fazem com que os responsáveis por esses alunos não compreendam o que de fato faz com que eles não aprendam da maneira adequada. Assim, diversas crianças são tratadas como portadoras de baixo nível intelectual quando na verdade necessitam apenas de um estímulo diferente daquele que se convencionou caracterizar como padrão. A consequência são alunos, com capacidades intelectuais plenas, com alto índice de repetência o que aumenta as chances de evasão escolar.  Deve-se considerar, portanto, que as dificuldades das crianças com distúrbio de aprendizagem de se inserirem na escola são multifatoriais e devem ser trabalhadas em conjunto entre a família e a escola. Visando amenizar o problema o Ministério da Educação deve promover cursos de aperfeiçoamento ao corpo docente das escolas, instruindo a respeito da melhor maneira de propor uma aprendizagem de qualidade aos diferentes distúrbios de aprendizagem. É importante que os responsáveis também sejam instruídos para colaborar no diagnóstico dos portadores e contribuir para um melhor tratamento. Cria-se, assim, uma sociedade inclusiva e que respeita a pluralidade.