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Enviada em: 27/05/2019

A definição do que se considera como distúrbio, transtorno, dificuldade e/ou problema de aprendizagem é uma das mais inquietantes problemáticas para aqueles que atuam no diagnóstico, pois envolve uma vasta literatura fundamentada em concepções nem sempre coincidentes ou convergentes.   De acordo com a definição estabelecida em 1981 pelo comitê nacional de dificuldades de aprendizagem, nos Estados Unidos da América, é um termo genérico que se refere a um grupo heterogêneo de alterações manifestas por dificuldades significativas na aquisição e uso da audição, fala, leitura, escrita, raciocínio ou habilidades matemática.   Hoje, uma das questões mais sérias no nível de reconhecimento de alteração na aprendizagem se dá pela falta de informação específica nas escolas, capacitar os professores para o reconhecimento de sinais que alerta é a grande estratégia para buscarmos juntos o diagnóstico precoce, pois quando mais cedo reconhecer esses sinais, maior será a chance desta criança se reabilitar, pode entender como elas aprendem de outra forma e assim possibilitar a inclusão das mesmas no processo educacional e ainda proporcionar aos pais destas crianças portadoras de alguma dificuldade a orientação.   Resolver as questões relativas ás melhores abordagens para o ensino de alfabetização e de matemática para crianças de risco é maior do que uma questão acadêmica, e tem amplitude e, âmbito nacional e internacional. Propiciar ás crianças o desenvolvimento dessas habilidades básicas promove seu bem-estar acadêmico, emocional e social, com implicações que estendem por toda a vida.