Materiais:
Enviada em: 09/06/2019

Tem aumentado o numero de crianças com distúrbios de atenção nas escolas,apesar disso estudos revelam que embora a maioria não tenha um diagnóstico fechado sobre tal distúrbio o TDAH(Transtorno de Deficit de Atenção e Hiperatividade),todavia tem sido cada vez mais estudado.O TDAH é um transtorno de desenvolvimento que leva principalmente a falta de atenção,hiperatividade e inquietude  da criança no momento que está sendo ensinado. Atualmente nossas escolas estão preparadas para receber alunos com distúrbios de aprendizado? Evidentemente não existe um preparo para receber alunos com TDAH,constata-se que o diagnóstico na maioria dos casos é tardio,pois o mesmo aparece de maneira diferente em cada criança não obedecendo um padrão,na verdade cada aluno deve ser avaliado de acordo com a sua individualidade. Além disso deve haver um apoio multidisciplinar (médicos, familiares, psicólogos) para que esse diagnóstico seja o mais breve possível,pois o primeiro passo para inclusão escolar é o reconhecimento precoce de que a criança tem TDAH. Em suma o professor precisa saber,ter conhecimento do que é o TDAH, ter acesso ao relatório médico que virá com instruções de como proceder com a situação particular do aluno em questão, evitar ao máximo distrações na sala de aula,mante-lo sentado sempre nas primeiras fileiras, produzir aulas motivadoras que exijam a prática do aluno e dar enfâse aos conteúdos de maneiras que fixe o que foi abordado na aula. Nota-se que o TDAH compromete sobremaneira a vida escolar de uma criança mas se detectado precocemente melhora toda a vida dela.