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Enviada em: 17/06/2019

No filme ''Mãos Talentosas'', é evidenciado um menino com fortes problemas no rendimento escolar e consequentemente sofre muito preconceito no convívio do ambiente educacional, no entanto, com o apoio dos pais e se dedicando a leitura ele consegue desenvolver sua aprendizagem e se torna médico. Apesar da educação ser um direito fundamental à todas crianças, ainda é fato que tem-se muitos empecilhos no processo educativo e inclusivo de crianças com distúrbios de aprendizagem. Certamente, a dificuldade de inclusão e estudo das crianças com distúrbios de aprendizagem está intrinsecamente ligado à baixa qualidade educacional e ao alto preconceito da sociedade.   É indubitável que as crianças que possuem deficit de atenção, dislexia e autismo são diretamente afetados pela precariedade do sistema educativo brasileiro. Segundo a UNESCO, o Brasil ocupa a 72 posição no ranking da educação mundial, este entrave reflete à falta de administração por parte de algumas gestões que não asseguram o direito à educação inclusiva para crianças que possuem distúrbios de aprendizagem.    Outro ponto relevante, nessa temática, é o preconceito da sociedade que ainda é agente ativo na segregação das pessoas que sofrem com distúrbios de aprendizagem. Um exemplo disso é exclusão social de pessoas que sofrem de autismo devido a intolerância da sociedade brasileira. Seguindo essa linha de raciocínio, o historiador Nicolau Maquiavel sustenta a ideia de que o preconceito têm mais raízes do que princípios. Assim, as mudanças nos valores da sociedade é imprescindível para melhorar a inclusão das crianças que sofrem dificuldades de aprendizagem no ambiente escolar.     Em virtude dos fatos mencionados, é fato que o sistema educacional brasileiro, assim como as raízes do preconceito na sociedade são fatores que dificultam a inclusão e rendimento na aprendizagem de crianças que sofrem de distúrbios de aprendizagem. Para inibir essa negligência é fundamental que o Ministério da Educação e Cultura e o Ministério da Saúde desenvolvam investimentos eficientes que aperfeiçoem a infraestrutura do ambiente escola, além de desenvolver uma pedagogia dinâmica que trabalhe como a ajuda de psicólogos, médicos e as famílias que acompanhem o rendimento de crianças que tem dificuldades na aprendizagem.