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Enviada em: 10/06/2019

Aristóteles, filósofo grego, afirmava que se deve tratar os indivíduos iguais igualmente e os desiguais na medida em que se desigualam. Atualmente não é o que se verifica nas escolas, porque as crianças com distúrbios de aprendizagem apresentam um rendimento abaixo da média, uma vez que a ausência de uma adaptação curricular, bem como a falta de técnicas neuropsicopedagógicas são causas dessa problemática. Diante disso, faz-se necessário promover discussões sore o tema objetivando soluções.       Em primeiro lugar, na maioria dos centros educadores, não há um plano de intervenção individualizado para cada aluno com transtorno de aprendizagem, de maneira que os aprendentes não conseguem acompanhar o ritmo imposto pelo docentes. De acordo com a Constituição Federal de 1988, em seu artigo 5º ,os alunos com autismo, por exemplo, devem ter seu currículo escolar adaptado as suas necessidades. Nesse sentido, nota-se uma negligência das escolas para com os alunos com certos impedimentos cognitivos.       Além disso, há uma certa dificuldade por parte das escolas de  implementar estímulos diferentes objetivando a aprendizagem dos discentes, de forma que esses indivíduos com transtornos não se adequam ao ensino tradicional. Segundo Piaget, psicólogo suíço, a aprendizagem é um processo que só tem sentido diante de situações de mudança. Dessa forma, crianças com certos obstáculos cognitivos necessitam de outras vias de sentido para assimilarem e acomodarem a informação corretamente.       Destarte, a produtividade dos discentes com transtornos de aprendizagem é comprometida na maioria das escolas.Logo, o Ministério da Educação(MEC), juntamente com psicopedagogos, médicos, psicólogos, deve realizar palestras e workshops em escolas públicas e privadas no intuito de capacitar os docentes desses locais para realizarem a adaptação curricular corretamente. Ademais, esses centros educacionais precisam realizar parcerias com empresas de aplicativos e tablets para criação de jogos educativos visando à utilização em sala de aula objetivando o aprendizado mais sólido, pois, somente assim se construirá um ambiente escolar mais justo e igualitário.