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Enviada em: 13/06/2019

Promoção da igualdade no ensino       As escolas públicas estão preparadas para receber crianças com dificuldades de aprendizagem? Em sua maioria não, pois o cenário atual de ensino apresenta muitas dificuldades de infraestrutura e de capacitação especializada de profissionais, principalmente quando refere-se a crianças portadoras de alguma debilidade cognitiva.       É indubitável a real dificuldade de qualquer criança ao adentrar no ciclo pedagógico, sobretudo quando a mesma apresenta dificuldades especiais no processo de aprendizagem e socialização, prova disso é a necessidade de uma lei que permitisse acesso a educação de crianças desse grupo, conhecida como a lei Berenice Piana e promulgada em 2012 contribuiu para avanços nessa área, diminuindo o preconceito, viabilizando o direito ao diagnóstico precoce e promovendo mais igualdade das oportunidades oferecida.       Ademais, a necessidade de inserção desse menor na escola garante benefícios não apenas à criança com dificuldade de aprendizagem como também às não portadoras de atenção especial porque o convívio com a diferença proporciona empatia e diminuição do preconceito, pois assim como as rochas sedimentares são construídas de fragmentos ano após ano até seu estabelecimento, os passos proferidos na direção da igualdade  não podem ficar estagnados.       Por conseguinte, deve-se ao governo nacional a inserção de políticas públicas para o diagnóstico precoce de déficits cognitivos com apoio de uma equipe multidisciplinar de referência formando uma parceria entre escola e comunidade, e uma postura mais ativa em relação ao fomento de informação de qualidade, culminando assim em uma efetiva diminuição do preconceito e acesso mais equitativo e igualitário a essa parcela das crianças promovendo melhor qualidade na aprendizagem e inclusão.