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Enviada em: 17/06/2019

As crianças com transtorno de aprendizagem sofrem impacto na educação escolar, o que se reflete em sua vida familiar e, sobretudo no seu meio social. Nesse sentido, pode-se afirmar que a falta de um diagnóstico precoce e a falta de uma intervenção do distúrbio de aprendizagem dificultam a inserção dessas crianças no ambiente escolar.    Sabe-se que a falta de um diagnóstico precoce do distúrbio de aprendizagem na infância acarreta prejuízo em toda área do desenvolvimento pessoal, como também de sua aceitação e participação social. Logo, um diagnóstico da dificuldade de aprendizagem com psicólogos, psicopedagogos, médicos especialistas, fonoaudiólogo e até mesmo o professor, pois este tem contato diário com o aluno, podem identificar os transtornos de aprendizagem das crianças. Assim, permite-se  que haja melhorias na qualidade de vida delas.     Aliás, para inserir essa criança na escola, precisa-se de uma intervenção das dificuldades de aprendizagem para atenuar ou eliminar fatores que são empecilhos ao aprendizado. Essas intervenções vão desde da metodologia utilizada, dos métodos pedagógicos, do ambiente físico e ao próprio aluno no seu contexto de vida, como também nas limitações biológicas da linguagem, memória, atenção e da motricidade etc. Por conseguinte, há uma melhora no aproveitamento pedagógico da criança, como também no comportamento, na autoestima, e isso reflete no seu desenvolvimento em sociedade.       Desse modo, é possível notar que a falta de um diagnóstico precoce e uma intervenção especializada no distúrbio de aprendizagem, dificultam à inserção das crianças na escola. Para isso, o Ministério da Educação deve promover capacitação de profissionais da educação especializada para um diagnóstico precoce, com objetivo ofertar uma educação qualificada. Ademais, a escola deve está com melhorias estruturais, com a finalidade de dá suporte nas intervenções. Assim, será possível minimizar as dificuldades da inserção das crianças na escola.