Materiais:
Enviada em: 16/06/2019

Para Émile Durkheim, o indivíduo só poderá agir na medida em que aprender a conhecer o contexto em que está inserido a saber quais são suas origens e as condições de que depende. Dessa forma, a falta de capacitação dos professores e informação dos pais são dificuldades das crianças com distúrbio de aprendizagem para se inserirem na escola. Por conseguinte, urge necessidade de discussão sobre essa problemática. Em primeiro lugar, o psicólogo Jean Piaget apresenta um conceito muito importante relacionado com o desenvolvimento infantil do ser humano chamado de "assimilação" pelo qual as ideias, pessoas, costumes são incorporados à atividade do sujeito, neste caso, da criança. Dessa maneira, os professores são importantes para o processo de aprendizagem de todas as crianças, inclusive, das que possuem algum tipo de distúrbio de aprendizagem, logo, eles são os transmissores de conhecimento para essa fase do desenvolvimento infantil. No entanto, nem todos os professores sabem educar uma criança com distúrbio de aprendizagem, pois os tipos são variados e requer abordagens de ensino diferentes. Em segundo lugar, os pais das crianças que apresentam algum tipo de distúrbio também são participantes importantes do desenvolvimento infantil de modo que esses estão mais envolvidos na vida da criança e são responsáveis legais. Contudo, a falta de informação por parte dos pais sobre os distúrbios de aprendizagem corrobora para que acreditem que se trata de desinteresse ou falta de atenção das crianças. Portanto, é mister que o Estado tome providências para melhorar o quadro atual. O Ministério da Educação deve promover um teste para identificar quais são as crianças que possuem algum tipo de distúrbio, além de criar um curso à distância para capacitar os professores da rede de aprendizagem sobre os tipos de distúrbio e abordagens de ensino. Outrossim, as escolas, em parceria com as famílias, devem inserir a discussão sobre esse tema tanto no ambiente doméstico quanto no estudantil, por intermédio de palestrantes, com a participação de psicólogos e especialistas, que debatam a acerca das dificuldades das crianças com distúrbio de aprendizagem para se inserirem na escola. Feito isso, conforme Émile Durkheim, estaremos conhecendo qual é o contexto das nossas crianças que têm algum tipo de dificuldade escolar e resolvendo esse problema.