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Enviada em: 17/06/2019

De acordo com o filósofo Immanuel Kant, " o ser humano é aquilo que a educação faz dele", evidenciando, segundo seu pensamento, a importância da escola na formação do indivíduo. Entretanto, aqueles que apresentam distúrbios de aprendizagem, como dislexia, deficit de atenção e autismo, possuem dificuldades para se inserirem nas escolas, seja pela falta de preparo da instituição para receber esses alunos, seja pela ausência de um diagnóstico precoce do quadro dessas crianças. Assim sendo, torna-se necessário debater acerca das causas e consequências da dificuldade de inserção de crianças com distúrbios de aprendizagem na escola.       Em primeiro plano, é necessário ressaltar que as escolas não são adaptadas para receber alunos que possuem necessidades especiais. O artigo 5º da Constituição Federal de 1988 garante a alunos que possuem algum distúrbio, como por exemplo, o autismo, a flexibilização e adaptação da grade curricular para melhor inclui-los. Apesar disso, as matrizes curriculares do ensino básico não possuem nenhuma adaptação e abrange apenas matérias como matemática e português, além da didática da grande parte dos professores não ser adequada para líder com a peculiaridade desses alunos;       Por conseguinte, é importante notar que a maioria dos estudantes que possuem algum distúrbio de aprendizagem não possuem um diagnóstico adequado. Segundo a psicopedagoga clínica, Tânia Maria de Campos Freitas,  cerca de 70% da população possui algum tipo de distúrbio específico de leitura e escrita. Contudo, apesar desse número alarmante, inúmeros crianças ainda permanecem sem uma diagnose sobre sua situação, assim dificultando sua inserção no ambiente escolar.       Infere-se, portanto, que inserir crianças com distúrbios de aprendizagem nas escolas é um desafio. O Ministério da Educação (MEC), juntamente com as escolas, devem atuar em favor da população, incentivando métodos de ensino alternativos, a fim de garantir a inserção de todos nas instituições de ensino.  A mídia, juntamente com psicólogos, devem criar uma série de propagandas que visam conscientizar a população sobre os distúrbios de aprendizagem que existem e a necessidade de um diagnóstico correto, a fim mostrar a importância de procurar saber qual é a dificuldade do aluno. Feito isso, todos seres humanos terão acesso a educação de maneira igualitária.