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Enviada em: 16/06/2019

Aprendizado não Padronizado     Com a chegada da modernidade houve o reconhecimento de diversos distúrbios psicológicos que antes eram considerados "manias" ou "loucura", pelos médicos, dentre eles há os que afetam o aprendizado e a convivência, como o TDAH, a maioria desses distúrbios são de difícil diagnóstico e devido as pesquisas com tais enfermidades mentais serem de origem recente, logo, pouco detalhadas. É de grande importância discutir tais dificuldades para elucida-las. Também se mostra relevante debater sobre a visão que a sociedade em geral tem dessas pessoas, que costuma ser negativa, para criar meios de inclusão.      Nesse sentido, é de suma importância notar que existe em diversas instâncias da sociedade, inclusive mas não exclusivamente na escola, uma perspectiva preconceituosa sobre indivíduos com esses distúrbios, em especial aqueles apresentam não apenas dificuldade, mas uma incapacitação para determinadas tarefas. Esses alunos com tais doenças também encontram empecilhos devido ao despreparo da estrutura e do corpo docente para lidar com esses casos, por exemplo alunos portadores de síndrome de Down. Na ficção esse problema já é explorado, como é o caso do seriado japonês "We Never Learn BOKUBEN" que apresenta alunas que tem dificuldade de aprendizado.     Outrossim, é de vital relevância elucidar tais dificuldades que alunos especiais tem, mas vale ressaltar que cada distúrbio apresenta características e sintomas próprios e que devem ser investigados individualmente, todavia há características comuns a vários como a dificuldade de concentração, quer é comum ao TDAH e a síndrome de Down, os alunos especiais também apresentam dificuldades para se socializar com os demais seja pela doença em si que em alguns casos o afasta do convívio ou pelo preconceito dos outros alunos, esse prejuízo a vida social pode ter consequências graves na vida adulta, como antipatia com outras pessoas, depressão ou pode potencializar pensamentos violentos já existentes, por exemplo o autor do massacre do Realengo, aparentemente tinha problemas de socialização.     Em suma, é importante haver uma atuação por parte das escolas que devem realizar adaptações a alunos especiais, por meio de treinamento do corpo docente, que deve realiza-lo em horário vago, focados em atender esses alunos, a fim de incluir estes indivíduos no processo de aprendizagem e não só as escolas mas também os familiares devem ficar atentos aos sintomas, para garantir um diagnóstico precoce e logo um tratamento mais eficaz que possa garantir mais bem-estar e especialmente um melhor aprendizado a essa pessoa no futuro.