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Enviada em: 16/06/2019

O papel da família e da escola na inclusão das crianças com necessidades educacionais especiais                 A inclusão de crianças com necessidades educacionais especiais está prevista na Constituição Federativa do Brasil (CF) e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) impondo ao Estado o dever de garantir o "atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede pública de ensino".        Em que pese a preocupação do legislador com o tema, na prática, as crianças enquadradas neste conceito nem sempre obtêm o ensino adequado as suas necessidades, seja por desconhecimento de sua condição especial por parte de familiares ou por despreparo do ambiente escolar ao qual estão inseridas.       Os especialistas indicam que o diagnóstico precoce do distúrbio de aprendizagem em conjunto com o preparo dos professores, amparados pelo apoio pedagógico, psicológico e tecnológico oferecido pela instituição de ensino são fundamentais para o sucesso inclusivo.       Portanto, a família e a escola têm papel fundamental na melhora da qualidade educacional da criança com necessidades especiais, seja buscando e oferecendo a todos os envolvidos (parentes, amigos, alunos, funcionários da escola etc.) mais conhecimento a respeito do tema, seja compreendendo que tais necessidades não devem fazer com que a criança se sinta inferior aos demais, mas sim inserida em qualquer contexto e sempre respeitada em sua condição especial.