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Enviada em: 16/06/2019

Distúrbios de aprendizagem: além da biologia  Distúrbios de aprendizagem são problemas que afetam a capacidade da criança de receber, processar, analisar ou armazenar informações. Essa temática tem ganhado destaque no mundo contemporâneo, haja vista que é difícil a inclusão de pessoas com tal problema. Nota-se,nesse sentido, a necessidade de  reversão desse quadro, em prol da evolução social.   Associado a isso, pode-se citar, por exemplo, a ausência de profissionais da educação aptos para lidar com alunos com esse transtorno. Além disso, muitas pessoas confundem essa doença com preguiça ou falta de atenção, o que intensifica a problemática. Nessa perspectiva, a série ''Atypical'' retrata a história de Sam,que sofre da síndrome de Asperger (espécie de autismo que provoca disfunções emocionais) tentando, dificilmente, socializar com os indivíduos de seu colégio.   Em consequência disso, observa-se que muitas crianças ficam sem o tratamento necessário, tendo em vista que muitos pais e docentes não conseguem identificar a patologia,comprometendo a sua formação social. Ainda, é notório que essas crianças podem sofrer bullying de outros alunos, haja vista o estereótipo social vigente. Quando esses fatores são mais intensos,esses seres podem cometer suicídio,como forma de fuga da situação.   Portanto, torna-se claro que a sociabilidade do individuo é afetada. Por isso, faz-se necessário que psicólogos tenham encontros semanais com docentes para discutir como identificar cada tipo de distúrbios de aprendizagem, além de tentarem criar métodos inovadores de ensino, a fim de facilitar a interação professor-aluno. Ainda,é viavel que os pais acompanhem a rotina escolar de seus filhos, sempre com um olhar de compreensão, e também lhe oferecerem o devido tratamento, como forma de começar a inclusão desde o lar familiar. Assim sendo, a sociedade poderá ser mais colaborativa e perfectível, com princípios baseados na equidade.