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Enviada em: 17/06/2019

A elaboração da constituição federal, há mais de 30 anos foi baseada no sonho de bem-estar social para todos os indivíduos incluindo portadores de distúrbios de aprendizagem nas escolas. No entanto, é notório que o poder público não obteve êxito nessa caminhada enquanto agente fornecedor de direitos mínimos, devido não só a falta de estrutura e acompanhamento escolar para esse grupo, mas também pelo desconhecimento e de um não tratamento desse distúrbio desde a infância.    Convém ressaltar, a principio que a falta de profissionais capacitados em diferentes áreas nas escolas e na sociedade em si é fator determinante para a permanência do problema. Nessa lógica, segundo Émile Durkeim, "O Estado é o organizador da vida social e intermedeia as relações entre indivíduos garantindo seus direitos". Dessa maneira, ressalva-se portanto a importância das escolas e das famílias na recuperação desse grupo.   Igualmente, destaca-se a falta de conhecimento e do tratamento adequado como desafios a serem combatidos. Todavia, faltam medidas efetivas por parte das autoridades competentes juntamente com os familiares, os  profissionais da saúde  e às escolas para que esse cenário seja revertido. Consoante a teoria das necessidades de Maslow, todo ser humano que não tem seus direitos assegurados tendem a se sentir excluído do meio em que vive.    Destarte, medidas são necessárias para que esse cenário de exclusão seja superado. Sendo assim faz-se mister, que as autoridades competentes como o ministério da saúde e da educação implante o projeto " Acolhimento participativo e saúde social", onde o Estado deve dispor investimentos em estruturas físicas e profissionais na recuperação dessas pessoas que sofrem de distúrbios de aprendizagem. Nesse sentido as escolas devem flexibilizar sua grade disciplinar de acordo com o grau de distúrbio dos alunos e com o acompanhamento familiar e ainda receber apoio de profissionais de diferentes áreas da saúde como Fonoaudiologia, Psicologia e Assistente Social para que suas necessidades sejam garantidas. Em analogia de Nelson Mandela " A Educação é capaz de mudar o mundo", a saída para tal problema surge através da inclusão e da educação.