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Enviada em: 10/07/2019

Influenciados por Aristóteles, a cidade de Atenas, a qual definiu premissão jurídica até hoje aceita de que "tratar os desiguais de maneira igual constitui-se em injustiça". Naquela época, em Atenas, os deficientes eram amparados e protegidos pela sociedade, atualmente, no entanto, ocorre justamente o contrário, visto que crianças com distúrbio de aprendizagem apresentam dificuldades de se inserirem nas escolas. Nesse contexto, é possível perceber a negligência do Governo, em virtude da escassez de infraestrutura escolar e na falta de profissionais especialistas, para suprir as necessidades dessa parcela da população.       Em primeiro lugar, é válido destacar que a negligência governamental encontra terra fértil no impasse por meio da escassez de infraestrutura. Desse modo, a máxima da arquiteta Thaís Frota de que "se o lugar não permitir o acesso a todas as pessoas, esse lugar é deficiente" cabe perfeitamente, uma vez que as escolas apresentam deficiências, já que não possuem suporte suficiente para inserir alunos especiais. E isso influenciará no desenvolvimento intelectual e acadêmico deles, fazendo com que eles tenham implicações, tanto na infância, quanto futuramente, no âmbito profissional. Tais empecilhos, podem ser a exclusão social e devido a isso, podem desenvolver problemas psicológicos, como a depressão, por exemplo.     Além da escassez de infraestrutura escolar, outro fator escasso são especialistas presentes nas escolas. Desse modo, tal como o modernista Carlos Drummond de Andrade escreveu " no meio do caminho tinha uma pedra, tinha uma pedra no meio do caminho" é perceptível que esses fatores se configuram como um obstáculo na vida dessas crianças, já que, sem especialistas no assunto nem professores aptos, mesmo que inseridos em instituições, o ensino será incapaz de suprir as necessidades e tornar o distúrbio menos acentuado, uma vez que os profissionais não saberão como lidar e ensinar esses indivíduos, por isso as escolas, erroneamente, não inserem esses alunos.     Urge, portanto, que o Poder Executivo -órgão responsável por criar e implantar metas a serem alcançadas- crie, por meio de investimento financeiros, um aplicativo gratuito, para auxiliar os pais por meio de vídeos, textos e testes a como identificar distúrbio de aprendizagem nos filhos. Além disso, é essencial que as escolas tenham infraestrutura necessária bem como profissionais qualificados, logo, o Governo deve investir em tecnologia, espaço físico, biblioteca, laboratórios, projetos pedagógicos, programas que pratiquem a inclusão social e a acessibilidade de poder estudar de forma adequada. Ademais, o mesmo deve admitir especialistas na área e promover a qualificação dos professores por meio de cursos técnicos online.