Materiais:
Enviada em: 19/07/2019

A atual Constituição Brasileira de 1988, assegura o direito de toda a população à educação qualitativa, sendo dever do Estado e da família. Contudo, parte dos jovens do país têm esse acesso negado, principalmente crianças com distúrbios de aprendizagem, que vivem grandes conflitos ao serem inseridas no ambiente escolar. Essas dificuldades são motivadas não só pela falta de informações e apoio parental, como também pelo pouco investimento do país em pesquisas nessa área.   Primordialmente, é necessário analisar os dados retirados do jornal Estadão, que revela que 3 brasileiros, dentre 4, têm certo grau de distúrbio de aprendizagem. Porém, segundo o mesmo, essa característica não influencia na inteligência do indivíduo, apenas no modo que ele consegue aprender, como ocorreu com Albert Einstein - portador de déficit de atenção e um importante nome para a física moderna. Entretanto, a falta de conhecimento e apoio familiar à essas crianças levam-as à não desenvolverem suas habilidades, o que as fazem desconfiar de seu potencial.   Ademais, como relata o escritor Ralph Waldo,a maior riqueza do ser é a saúde. Todavia, a falta de investimentos do país nas áreas de pesquisas para o público com déficit de entendimento prejudica os avanços da medicina à respeito de um melhor atendimento para essas pessoas nas redes de ensino, que se torna um ambiente precário e despreparado para tais, contradizendo o esperado pelo autor.   Portanto, é mister que providências sejam tomadas para modificar o quadro atual. Para que se eleve o conhecimento da família sobre os distúrbios de aprendizagem e essas crianças possam desenvolver melhor suas habilidades, urge que as escolas, com o apoio das Secretarias Municipais de Educação, elaborem encontros de pais e filhos, onde será aberto espaços para abordar sobre as melhores formas da sociedade participar do ensino desses jovens, por meio de debates e dinâmicas. Além disso, cabe ao Governo Federal aumentar o investimento de verbas nas pesquisas universitárias à respeito do tema, visando adaptar o ensino à esses jovens. Desse modo, observar-se-ia uma melhor educação de alcance de todos, como garante a Constituição do país.