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Enviada em: 07/08/2019

Segundo o sociólogo Émile Durkheim, a sociedade pode ser comparada a um ´´corpo biológico´´,por ser assim como esse composta por partes que interagem entre si. Assim, para que esse organismo seja igualitário e coeso é preciso harmonia dentre os setores,lamentavelmente quando se observa as dificuldades das crianças com distúrbio de aprendizagem se inserirem nas escolas é fato que o despreparo do Poder Público, e a lenta mudança de mentalidade social fazem do ´´corpo biológico´´distante realidade . Nesse sentido, convém analisar as principais causas dessa problemática no Brasil.      Primeiramente, é indubitável que a negligência do Poder Público ainda é um enorme obstáculo ,uma vez que as escolas não estão em condições para atenuar o problema, visto que não há investimentos do governo na capacitação de professores e nem prioridade de projetos educacionais que contribuam para engajar pesquisas acadêmicas de especialistas sobre o impasse. Desse modo, o site G1, afirma que somente 7%das escolas do país tem capacidade de apoio pedagógico o que ainda é muito baixo do que deveria ocorrer, devido a incapacidade governamental a situação é preocupante. Conquanto, essa insuficiência de encaminhamento dos alunos a especialistas dificulta o desenvolvimento dos jovens que por conseguinte aumentam a evasão escolar retarda a educação básica e futuramente desestimula o indivíduo ao ensino superior.      É importante salientar, que a lenta mudança de mentalidade social contribuem para os obstáculos a inserção de recursos para solucionar a celeuma da evasão escolar e consequentemente aumento de distúrbios entre crianças que desenvolvem até a fase adulta. Assim, devido a mentalidade atrasada dos pais em não procurar orientação com especialistas e negligenciar o problema,  a persistência de despreparo das autoridades corroboram para manutenção do transtorno de déficit de atenção (TDAT), que lamentavelmente fará parte das futuras gerações de brasileiros resultado de negligenciamento social.      Torna se claro, portanto, que para a sociedade brasileira ser mais articulada a um ´´corpo biológico´( é necessário que o Poder Público crie medidas que ampliem os investimentos, com fundo de manutenção para as escolas públicas do país oferecerem estruturação com especialistas e prioridade na contratação de professores da área, afim de a longo prazo atenuar os índices de (TDAT). e proporcionar melhor desenvolvimento. Ademais, o Ministério da Educação (MEC), deve capacitar os professores com seminários de preparação para melhor adequar a realidade brasileira e ajuda no combate do impasse.