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Enviada em: 20/03/2017

Fato Social     Ter um time de refugiados nas olimpíadas impactou de forma positiva. A maneira de como refugiados são vistos nas sociedades se alterou. Não são mais apenas vistos como refugiados, mas sim como um povo que merece ser tratado humanitariamente. Infelizmente com o fim dos jogos esta visão mostrou ter prazo de validade. Porém, mostrar as peculiaridades de um povo, pelos meios comunicativos, impactou de maneira eficaz a sociedade.     Neste contexto, a publicidade torna-se uma aliada contra as dificuldades de acolhimento de pessoas refugiadas. Há exemplos históricos que evidenciam tal argumento. Políticas anti-racismo guiadas por N. Mandela e Martin L. King teve fortes campanhas publicitárias. Sendo assim, o poder de construção cultural da publicidade pode surgir como combate aos descasos de refugiados.     Além disso, vale ressaltar que a xenofobia promove grandes influências na aceitação de um povo. A mesma, é mera construção cultural de uma sociedade fantoche. Tal influência mostrou-se evidente em governos totalitários durante a Segunda Guerra. Porém, aqueles investiram fortemente em campanhas publicitárias que realçavam o nacionalismo e a xenofobia.     Diante dos problemas de acolhimento de refugiados, há a necessidade, por meio da influência publicitária, de reduzir a xenofobia. Além disso, a união entre países, principalmente europeus, e a redistribuição proporcional de refugiados devem evitar o crescimento urbano desenfreado e a marginalização de uma classe desfavorecida.