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Enviada em: 27/08/2017

Ajuda ao Judiciário       O Poder Judiciário, no Brasil, pede ajuda. A quantidade de processos aliada à morosidade do sistema e a dificuldade de acesso à justiça são os maiores problemas enfrentados por essa esfera, atualmente. Assim, resolver a situação de maneira rápida e resolutiva torna-se um desafio para os setores competentes.       De acordo com o Conselho Nacional de Justiça, em 2016, 102 milhões de processo tramitaram no Judiciário, o que corresponde a, aproximadamente, um processo para cada dois habitantes. Associado à esse número expressivo de processos, encontra-se um time de profissionais da área, que juntos, no referido ano, somavam 374.000 indivíduos, divididos entre magistrados, integrantes do Ministério Público, advogados e voluntários.       Além disso, um processo pode levar, em média, 10 anos para ser julgado, e tal demora acaba levando ao acúmulo cada vez maior das ações. A fim de agilizar o processo, portanto, o Ministério da Justiça poderia elaborar um programa informatizado, na qual os processos pudessem ser divididos de acordo com o tipo de caso, e, dessa forma, serem acessados facilmente de qualquer lugar do Brasil, por vários profissionais especializados, que os julgariam em primeira instância e desafogariam parte do sistema.       Mesmo com tantos casos em tramitação, a população ainda não têm amplo acesso à justiça, visto que apenas 5%, do total dos processos citados anteriormente, são referidos à população, que conta com três advogados públicos para cada 100 mil habitantes, conforme dados do Atlas de Acesso à Justiça, de 2013. Dessa maneira, a criação de postos de atendimento rápido, como os "Poupa Tempo" em São Paulo, especializados em pequenas e médias causas, com reduzida burocracia e, consequentemente, preços baixos, poderiam garantir o acesso mais ampliado à população.       Para garantir uma rápida e efetiva resolução de seus problemas, portanto, o Poder Judiciário deverá utilizar soluções modernas, como a informatização do sistema e a criação de programas específicos, e simples, como a elaboração dos postos de atendimento especializados, que, juntos, irão reduzir a alta demanda dos processos e garantir maior atendimento à população em geral.