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Enviada em: 04/09/2017

Na Alemanha, o sistema judiciário é administrado de forma eficiente e conclusiva sendo considerado até como o melhor sistema judiciário do mundo. Já no Brasil, é indubitável dizer que possui douradores problemas relacionados às ações judiciais, principalmente quando refere-se ao grande acumulo de processos e o insuficiente número de pessoas trabalhando no sistema.        O brasileiro possui, culturalmente, o hábito de abrir processos por diversos motivos, que vão desde pequenas causas, como danos morais, até os mais imprescindíveis. Esse costume muito presente na sociedade gera o enorme volume de ações judiciais que dificilmente são resolvidos com veemência, duram meses ou até anos para receber um desfecho o que gera mais acumulo processual e insatisfação social.        Contudo, o problema está longe de ser solucionado, pois não há um número satisfatório de funcionários  específicos para as funções judiciais, juízes no caso, que representam aproximadamente 17 mil  magistrados no Brasil. Sem dúvida, grande desvantagem quantitativa quando em comparação à demanda de ações. Porém, o gasto com o judiciário é 1,3% do PIB nacional, segundo o CNJ (Conselho Nacional de Justiça). De certo, um exorbitante investimento para uma área com poucos membros e que possui alto déficit de atendimento. A falta de outro suporte judiciário legítimo e eficaz para a população também contribui para essa problemática.        Portanto, diante esses fatos, medidas precisam ser tomadas.  Ao Poder Judiciário cabe filtrar as mais importantes ações e destiná-las aos juízes encarregados. A filtragem pode ser realizada por advogados que analisarão os processos e poderão informar aos interessados a melhor maneira de resolvê-los e se é necessário um juiz para isso, um cargo intermediário com plenos poderes para pequenas causas pode ser criado e instaurado nas diversas cidades o que aliviaria o acumulo. Outra maneira de resolver este problema é aumento dos concursos públicos para cargos judiciais sem um exorbitante investimento, uma melhor gestão precisa ser feita nesta área para que o atendimento faça jus ao seu capital.