As diversas formas de exclusão e seus impactos sobre a saúde do brasileiro

Envie sua redação para correção
    Durante a Segunda Guerra Mundial, na Alemanha, por volta do ano de 1940, foram mortos milhares de deficientes, negros, homossexuais e Judeus.Essa barbárie ocorreu sob ordens do ditador Hitler, cujo objetivo era exterminar qualquer cidadão que não tivesse o sangue Ariano. Hodiernamente, no Brasil, apesar dos avanços, a exclusão social ainda persiste. Esse problema, cuja causa relaciona-se com o preconceito enraizado da sociedade gera consequências negativas para a saúde.  
      A priori, vale ressaltar o preconceito como causador da exclusão social no Brasil. A título de ilustração, vale citar o filme "Hoje eu quero voltar sozinho", no qual o protagonista é excluído pela maioria dos colegas da turma por ser homossexual e portador de deficiência visual. Fora da ficção, situações análogas ocorrem devido à inobservância dos Órgãos competentes, isso resulta na perca do direito de exercer a cidadania como ocorreu com milhares de pessoas na Segunda Guerra Mundial.
     Consequentemente, essa exclusão acarreta em doenças mentais, por exemplo, a depressão. Sem dúvidas, isso ocorre pois de acordo com a biologia o cérebro deixa de produzir dopamina, substância do prazer, e o indivíduo entra em um ciclo de profunda tristeza. Em decorrência disso, ocorre o aumento no número de suicídios.  Acerca desse tópico, pode ser citada como exemplo a série "Thirteen reasons why", na qual a protagonista Hannah grava fitas sobre os motivos do seu suicídio e cita a depressão que foi desenvolvida por vários fatores incluindo a exclusão. 
     Destarte, para atenuar situações semelhantes às da ficção, as Escolas, instituições socializadoras, cujo objetivo é preparar o jovem para as relações comerciais e sociais, devem promover a inclusão dos alunos desde o ensino fundamental, por meio de gincanas interativas que abordem a necessidade do tratamento igualitário.Ademais, o Ministério da Saúde,Órgão responsável pelo bem-estar populacional,deve investir em profissionais qualificados para palestrar sobre a importância da inclusão para a saúde. Sendo assim,será um país diferente da Alemanha em 1940.