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Enviada em: 23/10/2017

Com o advento da globalização, sua cultura de consumo, e exigência de transformação constante para acompanhar seu ritmo de mudanças, um valor tem sido inserido na coletividade: o individualismo. Com ele, em tempos de modernidade líquida, como diz Bauman, os vínculos pessoais são voláteis, e se dissolvem com facilidade, dando a impressão de que o ser humano é uma mercadoria. Então, é preciso fortalecer os relacionamentos para o desenvolvimento saudável da sociedade.       Cabe aqui pontuar que, segundo estudos da Associação Americana de Psicologia, ninguém é saudável sozinho, ou seja, a conexão social é amplamente considerada uma necessidade humana, crucial tanto para o bem-estar quanto para a sobrevivência. Todavia o que se observa hodiernamente é a fluidez nos relacionamentos, inclusive com a banalização da vida, que se reflete em diverso aspectos na sociedade que vão desde o "ficar" dos adolescentes, o crescente número de divórcios, abandono de idosos, até  o aumento da violência e a morte de pessoas.       Vale salientar também que ao mesmo tempo que a população dispõe de elementos para otimizar a comunicação como o whatsapp, internet, entre outros, isso não se traduz em robustecer seus relacionamentos, muitas vezes até dentro de casa. Desse modo, atualmente, nota-se uma superficialidade nas relações pessoais de boa parte da população. Ademais  isolar-se socialmente e viver sozinho aumenta o risco de morte prematura em até 50%, enquanto a convivência social poderia prevenir esse risco na mesma medida segundo a Sociedade Médica Americana.       Diante do exposto e como é um problema cultural, o Estado, através dos Ministérios da Cultura e da Educação, com recursos do BNDES, poderia desenvolver campanhas nas grandes mídias, nas associações de moradores e nas escolas. Nelas educadores, psicólogos e médicos atuariam instruindo a população dos benefícios de fortalecer as relações pessoais, além de incentivar sua prática. Assim, a longo prazo, uma sociedade menos individualista e mais coletiva seria gerada.