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Enviada em: 17/10/2017

As relações pessoais estão cada dia mais efêmeras. Esse processo ocorre devido á rapidez do mundo contemporâneo adquirida no pós- revolução industrial a qual procurou-se facilitar a vida cotidiana através de novas tecnologias. Essa busca, entretanto, refletiu em casamentos pouco duradouros, crianças mimadas e pessoas solitárias. Isso porque as tecnologias da comunicação apesar de eficientes são impessoais e a para a obtenção das mesmas são necessárias mais horas no trabalho, afinal, são produtos de alto valor.   Essa característica é a principal responsável pela chamada modernidade líquida, alcunha dada pelo sociólogo Zigmunt Bauman. A denominação foi criada para definir a tendência atual ao individualismo e a falta do espírito de comunidade. Por exemplo, com as redes sociais não é mais preciso sair de casa para pagar uma conta, porém, ao fazê-la pela internet o indivíduo perde o convívio com os funcionários do estabelecimento e os outros clientes. No passado, isso aconteceria e provavelmente por conta da recorrência do ato, uma relação seria construída a partir daí. Ao mesmo tempo, o dono de uma empresa por não ter mais o contato direto com seus compradores e também pela competitividade criada pelo capitalismo, perde a sensibilidade com relação ao que é vendido e apenas cria uma imagem para convencer o consumidor.     Por conta desse tratamento, as pessoas acabam sentindo-se pressionadas a comprar de maneira crescente. A publicidade influência o psicológico da população de forma tão arrebatadora que a felicidade passa a estar ligada ao poder aquisitivo. É justamente com o objetivo de conquistá-lo que surge o vicio pelo trabalho, comum nas sociedades atuais. Os "workaholics",nomenclatura criada no inglês para os possuidores dessa compulsão, sobrepõem o ofício á família. Essa configuração de prioridades faz com que os matrimônios sejam mais curtos se comparados as gerações anteriores, afinal muitos casais não têm tempo para se encontrarem. A educação das crianças também é afetada porque os pais muitas vezes a terceirizam e para supri-los usam de bens materiais.    Esse hábito, todavia, gera indivíduos ainda mais conectados com os produtos divulgados na mídia e com menos empatia para com o próximo. Com o objetivo de evitar que isso ocorra, o Ministério da Educação precisa criar eventos, como doação de sopas para moradores de rua,nas escolas para integrar a comunidades ao redor e ensinar os jovens a importância de olhar para o próximo.Ademais, o CONAR poderia incentivar as empresas a divulgarem produtos, em especial ao público infantil, que estimulassem o a criação de relações. Também cabe as escolas encaminharem pais sem tempo a psicólogos os quais orientariam para o estabelecimento de uma vida mais equilibrada.