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Enviada em: 01/11/2017

O sociólogo Zygmunt Bauman da o nome de modernidade líquida à intensificação da modernidade, período este  que apresenta fluides em paradigmas que antes eram considerados sólidos. Assim, No que se refere à modernidade líquida na relações pessoais é possível observar forte individualismo  que resulta em superficialidade.  Em primeiro plano, o mundo pós-moderno se configura como a era da informação, sobre essa perspectiva, se olharmos  as redes sociais como o maior meio de ligação entre pessoas, fica em evidência  a facilidade de fazer e desfazer laços, com apenas um clique você pode adicionar uma pessoa ao seu perfil social ou excluir. Esse fenômeno tem como consequências a falta de laços fortes, pois não foram forjados por adversidades, brigas e conversas, resultando em pessoas muitos solitárias.  De outra parte, a forte tendência de ser preocupar com a felicidade de si mesmo, converge com os valores dos mais velhos, onde as características eram de comunidade e fidelidade. Nesse sentido, o confronto acaba segregando os mais idosos, que aumentaram a expectativa de vida de 3 anos, comparado à década passada, hoje, são mais de 100 mil idosos em abrigos, órfãos de filhos vivos, segundo a revista pazes, site de notícias.  Diante dos fatos expostos, urge a necessidade de uma intervenção que possa mudar o quadro atual. Portanto, o governo deve agir em conjunto à população, promovendo ações sociais, por meio de espaços públicos e redes socais, com a finalidade de desconstruir o estranhamento da conivência pessoal e motivar à tolerância às diferenças, bem como debater às questões direcionados  aos relacionamentos nos tempos líquidos. Além disso, a conscientização da importância de cuidar dos laços afetivos com a melhor idade, promovendo, pelos meios de comunicação, visitas para abrigos e hospitais que serão divulgadas em redes sociais e televisão, para todos tomarem conhecimento das mobilizações, tendo como objetivo à aprendizagem  dos valores que são raízes de uma comunidade, como, por exemplo, responsabilidade com aquilo que se cativa.