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Enviada em: 15/10/2018

A problemática sobre o aumento da expectativa de vida é um sério contratempo que atinge todo o Brasil.Afinal,comumente é retratado em diversos meios de comunicação situações relacionadas à ineficiência do atual sistema de ensino e a discriminação socioeconômica,causas preocupantes que precisam ser discutidas.Nesse cenário,projetos educacionais e políticas públicas que visem propagar uma vida próspera devem ser propostas pelo governo,a fim de reverter o atual impasse vivenciado.    É sabido,com base em um citação feita pelo pedagogo Paulo Freire,que a ausência da educação impossibilita possíveis avanços na sociedade.Dessa maneira,nota-se que em um país no qual o nível de ensino é de péssima qualidade e,por isso,prejudica o progresso intelectual da população,demonstra a veracidade da frase dita por Freire.Isto é,a falta de disciplinas escolares vinculadas ao entendimento do corpo humano acarreta em um ambiente no qual o indivíduo não consegue diferenciar quais ações são nocivas ao organismo ou não.Consequentemente,optam por ingerir medicamentos sem prescrição médica,fato que pode desencadear futuras complicações.    Ademais,outro problema vigente é a escassez de políticas públicas que promovam um controle do estado clínico na comunidade.Afinal,devido ao desconhecimento de uma parcela da população frente aos serviços prestados pelo SUS(Sistema Único de Saúde),muitos indivíduos desenvolvem doenças que não apresentam sintomas aparentes,como por exemplo,hipertensão e diabetes.Logo,tornam-se incapazes de obter uma vida longa e próspera em decorrência das enfermidades existentes em inúmeras patologias.Por outro lado,vale ressaltar que a situação descrita contextualiza um caso de discriminação socioeconômica,visto que o aumento na expectativa de vida deve englobar todo o território e não apenas zonas distintas que apresentam melhores condições socioeconômicas.    Portanto,para solucionar o dilema mencionado,é necessário que o MEC(Ministério da Educação)em parceria com escolas da rede pública e privada,invista em projeto educacional no qual seja obrigatório o ensino da Fisiologia,que estuda os processos metabólicos no organismo,durante todo o ciclo básico.E assim,por meio da educação,a sociedade possa desenvolver o senso crítico e compreender que o uso de remédios sem fundamentação médica e outras atitudes errôneas não devem continuar ao longo da próxima geração,no intuito de estimular a qualidade de vida.Por fim,cabe ao Ministério da Saúde,aliado aos postos de saúde estaduais,a criação de uma política pública em que seja realizado mensalmente visitas domiciliares feitas por agentes comunitários,de modo a averiguar o estado de saúde do paciente e,se necessário,encaminhá-lo ao SUS mais próximo;com o objetivo de propagar o acesso à saúde para todos e,assim,contribuir para a longevidade brasileira.