Materiais:
Enviada em: 22/04/2018

Tendo em vista o ideal de Pitágoras, baseado na priorização da educação em detrimento aos métodos punitivos, é possível relacionar a ausência de infraestruturas educacionais ao elevado índice de criminalidade juvenil. Dessa forma, as desigualdades existentes na sociedade brasileira motivam o aumento da violência, à proporção que a ausência de apoio psicológico  fornecido aos jovens, propicia  práticas criminosas realizadas por crianças e adolescentes, como tráfico, assassinato e violência urbana.   Nesse  sentido , o ideal pitagórico defende que a solução para o problema acerca da criminalidade juvenil encontra-se no fornecimento de bases educadoras a esses indivíduos. Contudo, a  realidade brasileira insere-se à uma política punitiva, o que não ocasiona mudanças efetivas na atenuação de crimes cometidos por jovens. Desse modo, a existência de medidas socioeducativas exercidas sob os adolescentes ainda é menor que a quantidade de presos adultos. Assim, a priorização da punição dá continuidade à ineficácia de assistência fornecida ao público infantojuvenil.   Baseado nesses fatos, de acordo com a política de Locke, a base de um governo é fornecer a garantia de direitos aos cidadãos. Portanto, a criminalidade juvenil é um reflexo da falha governamental em suprir os direitos sociais dos jovens, principalmente os periféricos. Assim, esses indivíduos não possuem o fornecimento de educação qualitativa e proteção social. Ademais, tal nocividade circunda a ineficácia dos direitos constitucionais dos adolescentes, como alimentação, educação e lazer.   Diante desse contexto, baseado em Kant, cujo ideal é a educação provedora  de mudanças sociais, tange ao Ministério da Educação, junto a iniciativas privadas, propiciar, urgentemente, investimentos nas escolas. Tal ação  objetivará a educação qualitativa, como também proteção social aos jovens, mediante a criação de oficinas pedagógicas benéficas ao interesse do público juvenil no âmbito escolar. Além disso, é importante a inserção de psicólogos visando ao âmbito psicoemocional dos discentes, efetivando, assim, o ideal pitagórico, bem como a atenuação de crimes juvenis.