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Enviada em: 30/08/2018

A partir da obra cinematográfica de Lilly e Lana Wachowisky,''Matrix'',fica claro que as pessoas podem desconhecer e deturpar a realidade.No filme,o personagem principal Neo, percebe que o mundo em que ele vive é irreal,em que ele é prisioneiro da sua própria mente,consequência disso, são os indivíduos imersos na ignorância.É possível verificar essa conduta, ao se debater sobre o aumento da taxa de criminalidade entre os jovens,na medida em que esse problema acontece pela carência de educação que existe na sociedade.Ao tomar por base essa ideia,é necessário analisar o porquê do aumento da prática criminal por parte de crianças e adolescentes aumentar e explicar os efeitos negativos que esse impasse causa no campo social.    Evidencia-se,a partir dessa proposição, a necessidade de compreender que jovens nascidos e criados em comunidades que carecem de informação,saúde e saneamento básico,acabam sem perspectiva de seguir carreiras profissionais honestas.Os adolescentes veem seus pais todos os dias trabalhando duramente,porém o retorno salarial que eles recebem é muito pouco.Desse modo,é gerado revolta nos infantos-juvenis quanto a gigantesca desigualdade social.Desse modo,a única alternativa que esses cidadãos têm como exemplo, é o mundo da criminalidade.Nesse sentido,consolida-se a reflexão da obra cinematográfica de ''Matrix'',uma vez que os cidadãos julgam os jovens que escolhem o crime,porém não sabem a realidade que essas pessoas estão inseridas.   Outro ponto nessa discussão,harmoniza-se com o olhar agudo de Platão.Em sua emblemática metáfora do ''Mito da caverna'', o filósofo grego alerta para os perigos de viver imerso na ignorância.A par dessa ideia,é possível verificar que as pessoas não conhecem o impacto que esse problema causa no meio social, como por exemplo,a exploração do trabalho infantil no mundo da criminalidade,a exposição de adolescentes a drogas ilícitas, a precoce evasão escolar e o aumento da violência nas comunidades.   Diante desse cenário,medidas jurisdicionais,educacionais e culturais devem ser estruturadas para solucionar o impasse.Logo,é imprescindível que o poder legislativo,junto ao judiciário,desenvolvam por meio de leis,punir com multa os pais que não matricularem seus filhos em institutos de ensino, de forma a aumentar a informação e o aprendizado em toda sociedade.Além disso,espera-se que o Ministério da educação e da cultura promovam melhores formas de gerar interesse em alunos de baixa renda para frequentar a escola.Para isso, é necessário acrescentar dinamismo e tecnologia nas salas de aula.Com essas ações, é possível que os jovens tenham melhores perspectivas de emprego e retorno salarial,a fim de diminuir o interesse do infanto-juvenil em adentrar o mundo da criminalidade.