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Enviada em: 03/10/2018

De acordo com Albert Einstein, físico alemão, é mais fácil alterar as propriedades plutônicas — elemento químico radioativo — do que transformar uma nação em constantes conflagrações. Diante disso, em analogia à afirmação de Einstein, o alto índice de criminalidade entre os jovens caracteriza um grave problema frente a ética brasileira, figurando a imprescindibilidade de intervenções que considerem aspectos sociais e políticos.      É indubitável que a decadência socioeducacional esteja entre os fatores desse dilema. Em virtude disso, a escassez de ensino de qualidade no âmbito escolar propicia a resistência desse revés. Segundo Aristóteles, a constância entre a ordem e a justiça constitui os pilares da sociedade. De maneira análoga, é possível perceber que, no Brasil, a pouquidade de instrução rompe com esse equilíbrio, haja vista que, a falta de uma base educativa resulta em cidadãos cada vez mais desinteressados. Nessa perspectiva, uma mudança no sistema didático é elementar à atenuação do número de jovens na criminalidade.     Por conseguinte, organização política coadjuva com o problema de modo que, apesar da existência do Estatuto da Criança e do Adolescente, tal lei não tem sido aplicada com eficiência . Nesse contexto, de maneira correlata ao sociólogo Durkheim, o desfecho configura-se uma violação do “fato social”, uma vez que a Administração Federativa não cumpre sua função de garantir proteção e uma educação digna aos infanto juvenis, revelando os reflexos de uma sociedade com impasses ignorantes ao Estado.    O panorama geral que contribui o aumento da taxa de crimes efetuados por jovens, portanto, reflete a necessidade de implementações de medidas. Em suma, faz-se necessária a atuação do Ministério da Educação juntamente com os poderes legislativo e executivo, na criação de escolas em período integral, no intuito de garantir seus direitos a cultura, segurança, esporte e lazer. Outra iniciativa plausível, é o aumento do subsídio em escolas públicas, realizado pela Gestão Federal, com a intenção de favorecer uma educação de qualidade aos discentes. Dessa forma, poder-se-á alcançar a transformação que Albert Einstein não pudesse conjecturar.