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Enviada em: 01/11/2018

No Brasil, com a intensificação da industrialização, após a década de 1950, o processo de favelização e a desigualdade social ficaram mais evidentes. Atualmente, os jovens brasileiros, principalmente, os negros que moram em comunidades carentes, carregam o sentimento de liberdade parcial (direito de escolha perante a lei, contudo, reféns do sistema da sociedade). Assim, a falta de políticas públicas nas periferias e a evasão escolar são fatores determinantes para o aumento da criminalidade.       A princípio, vê-se o governo preocupado em combater o crime mediante força policial e não por planos estruturados. Segundo o escritor brasileiro Augusto Cury: "Frágeis usam a violência e os fortes as ideias". Nesse contexto, observa-se que o Estado precisa de medidas públicas inteligentes para realizar a integração social do jovem - negro - morador de comunidade carente. Então, estabelecer uma liberdade total e tornar a projeção de vida igualitária para todos.         Além disso, o índice de abandono escolar entre os jovens é algo preocupante. Como disse o educador brasileiro Paulo Freire: "Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda". Nessa conjuntura, conforme matéria publicada na revista ISTOÉ, 52% dos jovens entre 19 e 25 anos deixaram de estudar e, dessa maneira, a partir da diminuição educacional há o aumento da criminalidade, logo, não existe a transformação social.         Portanto, urge que o Ministério da educação, em parceria com as Secretárias Estaduais e Municipais, para efetivar as políticas públicas e diminuir a evasão escolar, elabore ações nas comunidades carentes por meio de uma equipe multidisciplinar - professores, psicólogos, esportistas etc. Dessa forma, fazer encontros, diariamente, para realizar reforço escolar, exercícios físicos e desenvolvimento cultural no intuito de proporcionar os benefícios dessas práticas, assim, despertar o interesse dos jovens pela escola, atividade esportiva e cultura. Por conseguinte, substituir a criminalidade pela educação.