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Enviada em: 30/10/2017

Nos tempos hodiernos, não raro, observa-se por meio das mídias, televisivas ou sociais, que o Brasil vem enfrentando diversos problemas relacionados ao aumento da criminalidade entre jovens. São fatores para essa problemática o papel no Estado na elaboração de políticas públicas, bem como a importância das famílias na vida dos jovens.  Em primeira análise, cabe pontuar que o papel do Estado na criação e manutenção de políticas voltadas para o público infanto-juvenil é deficiente. Nesse sentido, comprova-se isso por meio das disparidades sociais existentes, devido à educação de baixa qualidade que não prepara o jovem de baixa renda para uma faculdade pública ou o qualifica para uma competição leal no mercado de trabalho. No entanto, em uma sociedade que preza o "ter e não pelo ser", o sentimento de exclusão deste floresce, podendo ser facilmente influenciado pelo que ocorre ao seu redor, como o crime ou tráfico de drogas, visto por muito deles como forma de fácil ascensão social e ilusão de poder.  Ademais, convém frisar a importância dos papeis parentais no desenvolvimento de crianças e adolescentes. Um prova disso está na ausência dos mesmos, seja devido à intensa atividade laboral ou falta de uma das figuras de autoridade, que muitas vezes levam à desestruturação da família. Diante disso, percebe-se a inexistência de orientação, pois o ensinamento de regras ou normas é insuficiente. Logo, são "criados pela vida" e consequentemente maiores são as chances de se envolverem no crime.  Destarte, medidas são necessárias para atenuar a problemática. É imprescindível, que as escolas junto aos pais abordem questões como orientar seus filhos moral e profissionalmente, em reuniões, por meio de atividades socioeducativas complementares. Além disso, a fim de enriquecer esses jovens culturalmente, é interessante a parceria do Ministério da Educação com museus e a construção de centros esportivos em áreas de periferia pela esfera estadual, a fim de evitar o ócio. Logo, poder-se-á afirmar segundo Kant, "O ser humano é aquilo que a educação faz dele".