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Enviada em: 25/10/2017

Todos os anos cerca de 800 mil pessoas tiram suas próprias vidas no mundo, e hoje essa é a segunda maior causa de mortes de jovens no Brasil. Dessa forma fica evidente a importância de mudar esse quadro. Pois, embora haja campanhas, como o setembro amarelo, que visam prevenir o suicídio, a depressão que é a principal causa dos suicídios, ainda não é vista como uma doença por boa parte dos cidadãos.     O setembro amarelo foi criado em 2014, com o intuito de prevenir o suicídio através de campanhas na mídia, onde esse assunto, que ainda é considerado polêmico, é debatido entre a população. Afinal, falar sobre esse esse ato extremo torna-se cada vez mais necessário, já que os casos vem aumentando nos últimos anos.      Ademais, a depressão vem sendo apontada como a grande vilã dessa história. Logo, é de primordial importância a identificação e o tratamento dessa doença, de preferencia nos estágios ainda inicias. Contudo, devido a falta de informação, as pessoas ainda tratam essa doença como uma "frescura", ignorando os seus sinais, e dessa forma agravando as suas consequências.      Portanto, faz-se necessário mudar esse pensamento ultrapassado. Primeiramente, a mídia e as escolas poderiam formar uma parceria, difundindo as campanhas de prevenção que já existem, e promovendo palestras no ambiente escolas e em centros comunitários, além também de anunciar essas palestras na TV e nos programas de rádio, assim poderia-se atrair o máximo possível de pessoas. Enfim, nessas palestras seria ensinado como identificar os sinais da depressão, e como oferecer ajuda a quem sofre com esse mal, dessa forma acabaria-se com o mito de que a depressão é uma simples tristeza.