Causas e consequências da violência no esporte brasileiro

Envie sua redação para correção
    Os esportes, de maneira geral, tem grande relevância e importância na vida de diversas pessoas, seja diretamente pela prática, ou na torcida por clubes ou competidores específicos. Nesse contexto, a violência aparece de forma quase que constante, principalmente no âmbito dos torcedores, tendo causas e consequências negativas ao esporte. 
     Em primeira análise, a violência, na maioria das vezes, ocorre pelo atritamento dos diferentes grupos de torcedores. Em partidas importantes, como finais de campeonatos, jogos decisivos ou entre rivais clássicos , em que ocorrem acirramentos entre o público que pode resultar em discussões, brigas e vandalismo, como já foi noticiado em jogos de clubes como Corinthians e Flamengo , em que colocaram fogo em ônibus. Dessa forma, fica evidente o fanatismo como causa da violência nos esportes.
     Além disso, a violência possui diversas consequências danosas ao esporte, que estão longe de serem superadas. Com os diversos problemas que ocorrem, especialmente em jogos de futebol, as pessoas perdem o estimulo de irem a jogos, diminuindo o ideal de universalidade do esporte. Somado a isso, o torcedor perde a liberdade de manifestar seu contentamento com a situação de seu time, pela possibilidade de repressão violenta. Mostra-se, portanto, que o medo é uma consequência do fanatismo, sendo muito danoso ao esporte atual.
     Em síntese, o grande causador da violência no esporte é o fanatismo, que causa acirramento entre torcidas, gerando medo e prejuízos para todos. Nesse contexto, medidas são necessárias para amenizar tal problemática. Os locais onde acontecem eventos esportivos devem aumentar sua fiscalização, investindo em equipamentos que possam evitar problemas, como câmeras de segurança, guardas pelo local, revistamento obrigatório e proibição de objetos cortantes. Com isso, a violência tende a diminuir, pela menor possibilidade de praticá-lá, tendo, dessa maneira, um ambiente esportivo mais pacífico e harmonioso para todos.