Causas e consequências da violência no esporte brasileiro

Envie sua redação para correção
    Consoante a primeira lei de Newton ou lei da inércia, um corpo tende a permanecer em repouso, caso não receba uma força externa suficiente para mudar seu percurso. Hodiernamente, a violência no esporte brasileiro se encontra inerte, propiciando desavenças, vandalismo, violência verbal entre os torcedores e jogadores. A sociedade brasileira se encontra estagnada acerca da violência, seja pela lenta mentalidade social, seja pela insuficiencia de leis. 
          Cabe pontuar, em primeiro plano, que a educação é capaz de transformar, incentivar e contribuir na construção do caráter. De acordo com Nelson Mandela, " a educação é a arma mais poderosa para mudar o mundo", evidenciando o papel fundamental da escola na formação de crianças e adolescentes. Dessa forma, as escolas ao passarem os princípios do esporte, os benefícios para a sociedade e para a saúde, contribui para a formação de adultos responsáveis, que respeitam a ética. Alterando a visão de que o esporte é sinônimo de violência, passando a respeitar os valores de equipe, empatia, e respeito ao próximo. 
          Concomitantemente, a cultura brasileira é, em grande parte violenta. Para o filósofo José Satre, " a violência, seja qual for a maneira como ela se manifesta, é sempre uma derrota." O esporte que deveria ser uma diversão para os torcedores, tem sido alvo de brigas, vandalismo, além da violência verbal. A insuficiência de leis e policiais, faz com que a agressão se agrave. Fica claro, portanto a necessidade de medidas para garantir a segurança de todos e penalização dos que praticam.   
          Nessa perspectiva, é imprescindível que o poder judiciário intensifique medidas já vigentes e penalize os responsáveis por praticar tamanha selvageria, além de aumentar a segurança dos estádios, deve-se implantar câmeras de segurança, medidas para que as pessoas sinalize caso algum conflito esteja ocorrendo e ainda realizar o cadastramento de todos os presentes. Só assim, a precaução e a mudança de mentalidade desde a infância, fará com que essa problemática mude seu percurso.