Causas e consequências da violência no esporte brasileiro

Envie sua redação para correção
    No Império Romano, havia o famoso Coliseu, local utilizado para a realização de combates entre gladiadores, ou então, lutas contra animais ferozes, os quais ocasionavam diversos óbitos. Atualmente, no Brasil, encontra-se o Maracanã que se assemelha bastante ao Coliseu, a principal diferença entre eles é o esporte praticado: o futebol. Porém, as mortes e a violência permanecem, entretanto, em diferentes proporções. Dessa forma, é preciso analisar os fatores geram a violência presente no ramo esportivo.
          A violência, a qual está presente no cotidiano, é refletida nos estádios, bem como o demasiado desrespeito com o próximo. Para representar a realidade, José Saramago, em seu livro “Ensaio sobre a cegueira”, aborda, entre vários temas, como os indivíduos, mesmo com tantas informações, continuam na ignorância, tornando-se cegos da razão. Desse modo, são capazes de cometer atos cruéis contra os seus semelhantes por não terem os mesmos gostos, sendo frequente durante as partidas de futebol. Assim, é possível observar a propagação do ódio em virtude do esporte brasileiro.
    
          Atrelado à tal comportamento estão as consequências terríveis, as quais, em estágio avançado, causam a morte. Durante as partidas de futebol é frequente presenciar pancadarias entre torcedores, jogadores, ou, entre os policiais e o público, gerando desordem no ambiente. O Brasil, conhecido como país do futebol, quando trata-se do assunto, é o recordista em óbitos, segundo o sociólogo Maurício Murad, apenas no ano de 2017, houve 11 casos.
    
          Para sanar os problemas provocados pela agressividade no esporte é fundamental efetuar ações que atuem na precaução e no combate. Para isso, o Ministério da Educação, junto com o do Esporte, devem disponibilizar palestras educativas sobre a importância do bom convívio durante os jogos, com a finalidade de educar e promover uma maior socialização dos torcedores. Além disso, a Polícia Militar deve ter uma melhor preparação para lidar com o público presente,  para que não aja abuso de autoridade.  Destarte, a violência presente no esporte irá diminuir, garantindo, dessa maneira, maior harmonia social.