Causas e consequências da violência no esporte brasileiro

Envie sua redação para correção
    Desde a Idade Média, o entretenimento dava-se a partir da violência, como era visto nos jogos entre gladiadores no Coliseu, em Roma. Além disso esta era uma forma de mostrar força, poder, predominância. Algumas pessoas trouxeram consigo esta herança, de que a vitória esta na demonstração da força.
      O verdadeiro significado do esporte, como cooperação, integração perde espaço para o sentimento de superioridade, isto pode ser visto pelas conhecidas "torcidas organizadas", que utilizam-se da rivalidade entre os times para tomarem atitudes violentas e hostis. É criado uma espécie de nacionalismo exacerbado sobre os times, valendo-se de tudo, até mesmo da violência, para garantir a "vitória" e defesa de seu time.
      Este comportamento das torcidas organizadas pode ser visto como um reflexo da sociedade, como diria o filósofo Rousseau: "o homem nasce livre mas a sociedade o corrompe". Em um país de extrema violência, a manifestação da mesma em esportes não deveria ser uma surpresa.
      As consequências dessa violência vão desde o medo de frequentar os estádios até mesmo em mortes. De acordo com a pesquisa do R7 feita em 2014, haviam ocorrido ao menos 101 mortes nos últimos anos envolvendo brigas de torcidas no futebol.
      A impunidade de tais ações violentas apenas favorece estas e distorce o verdadeiro significado do esporte. Além disso, a mídia tem grande parcela de culpa na intensificação dessas ações, sendo ela culpada pelo aumento do sentimentalismo dos torcedores em relação a seus times, com propagandas e slogans cativos.
      Cabe portanto a diretoria dos clubes monitorar a entrada de torcedores cadastrados com a contratação de mais policia militar para garantir a segurança e apaziguar conflitos nos estádios. Assim como o poder Legislativo deveria implementar novas leis e punições mais severas às pessoas que cometem tais atos. E como uma medida de longo prazo, o Ministério da Educação deveria promover mais debates sobre o assunto.