Causas e consequências da violência no esporte brasileiro

Envie sua redação para correção
    A violência presenciada nos dias atuais em jogos, tais como estádios de futebol ou de vôlei, manifestadas no esporte é causada devido a um reflexo da brutalidade social disposta no cotidiano brasileiro. Com uma enraizada violência no âmbito social, somada a falta de investimentos públicos em segurança, o esporte tornou-se um local de agressões físicas e mortes.
       Segundo o sociólogo do esporte Murad e dados levantados pela fonte UOL, a sociedade brasileira é a que mais possui mortes em eventos esportivos, tais como jogos de futebol, transformando-se em meios na qual a brutalidade é refletida como natural pela sociedade, sendo esta causada pela enraizada cultura da violência no Brasil advinda do período colonial. A banalização da violência acontece desde o período das grandes navegações mercantis com o conhecimento das terras brasileiras, que resultou no tráfico de pessoas escravizadas e guerras territoriais com a população nativa, sendo esta naturalização, por sua vez, manifestada por meio de agressões físicas no âmbito social esportivo.
       Além disto, Murad, doutor em sociologia do esporte, afirma que as autoridades brasileiras possuem uma incapacidade em lidar com a violência no esporte, sendo as adversidades ocasionadas pela falta de investimento público para segurança dos torcedores. O resultado destas dificuldades são as severas agressões físicas nos estádios e o descontrole das torcidas, que geram a morte. Segundo dados da fonte R7, mais de cem pessoas morreram nos últimos vinte e seis anos advindas da violência esportiva e a ineficácia das autoridades em conte-las.
    
       Porquanto, a violência banalizada refletida em jogos esportivos deve ser repreendida. A enraizada brutalidade deve ser conscientizada por meio de palestras e campanhas publicitarias voltadas a toda a população em escolas e centros poliesportivos, promovidas pelo governo estadual. Além disso, o governo federal deve reorganizar seus investimentos para então, possibilitar uma melhora perceptível na segurança pública voltada aos cidadãos, assim as agressões físicas e mortes advindas do esporte serão evitadas.