Envie sua redação para correção
    A agressividade no esporte
      O esporte está presente na vida de todos na sociedade brasileira, principalmente o futebol que se tornou a marca do país. Porém, o esporte que tem como objetivo ser instrumento e recreação e cooperatividade entre os indivíduos, vem se tornando muito violento dentro e fora dos estádios.
      Essa violência entre atletas ou torcidas tem como causa o atual contexto em que a sociedade está inserida, do qual se utiliza como modelo a frase de Maquiavel, “ Os fins justificam os meios”, dessa forma, para defender e colocar a equipe em destaque  deve- se denegrir o outro de qualquer forma possível. Assim, os valores humanos são deixados de lado e todo tipo de agressão é cometida, como pode-se ver em brigas de torcidas organizadas no futebol, onde há agressões físicas e verbais, o que se estende, também, pela internet, gerando o “cyberbullying”.
      Essas hostilidades são também consequências dos valores impostos pelo contexto, como a ideia de que não deve- se respeitar juízes e jogadores, em qualquer esporte, pelo motivo de denegrir a imagem de ser uma pessoa  “forte”, tal valor imposto pela sociedade sobre, principalmente, os homens. Consequentemente, essa falta de respeito ao próximo leva à vandalização de espaços esportivos e agressão ao próximo, podendo ser tão graves como o homicídio.
      Entretanto, além dessa pressão externa, a segurança desses espaços ainda é muito precária, o que colabora para a violência. Ademais, no Brasil o esporte não é considerado de tanta importância, o que colabora para toda essa falta de estrutura na sociedade, pois o esporte, de tal forma, ajuda a construir valores como a empatia, honestidade e respeito.
      Portanto, deve-se investir no esporte através do órgão de Desenvolvimento Social, para se ensinar tais valores ao jovens, além disso, clubes devem investir mais segurança, ou incencetivar a ida de famílias a esses espaços, para que se crie um ambiente mais familiar e com menos violência.