Causas e consequências da violência no esporte brasileiro

Envie sua redação para correção
    Uma das características descritas por estrangeiros sobre brasileiros é sua grande paixão por futebol e outros esportes. Neste país tropical, sejam campeonatos regionais ou internacionais, a grama verde de estádios  aparecem constantemente na televisão e jornais. No entanto, notícias sobre violência e ataques de ódio relacionados à times são tão quanto frequentes quantos as partidas de domingo. O esporte está se tornando um meio de sobrepassar leis e morais para regredirmos aos tempos onde a violência predomina como a linguagem que todos entendem.
          Um meio de lazer está se tornando um perigo fatal. No Brasil, onde o futebol está presente diariamente e muitas vezes ligado a costumes familiares, é apreensivo ter ligações de ataques violentos e mortes à algo criado para o divertimento. Não apenas o futebol, mas muitos esportes no Brasil estão tendo problemas com segurança pública que ameaçam a vida de muitos brasileiros. Um país que não consegue assegurar um ambiente seguro em meio a competições desportivas é preocupante e questionável quanto sua organização de forças para manter a ordem pública.
    
          Seja um fanático por esporte ou alguém apenas no lugar e hora errada, vidas estão sendo levadas. Aflição e ansiedade tomam conta de muitos quando uma briga entre times opostos se inicia, chutes e pancadas são certeza de ocorrerem sem uma intervenção de fora. Por acontecer tão periodicamente estes encontros, menores irem pessoalmente apoiar seus grupos está se tornando raro. Gerações estão perdendo uma experiencia que muitos descrevem como incomparável quando um coro de vozes se juntam como uma só.
    
          Precisa-se ser retomado o significado de espírito esportivo junto com a consciência de que todos possuem seus gostos quanto à esportes, mas isso não torna inimigos os que diferem de opiniões. A intervenção da polícia militar deve ser mais direta e efetiva mesmo ao lidar com pessoas desarmadas, um cuidado maior nesta área pode evitar as surpreendentes mortes. Assim, o ambiente esportivo brasileiro pode voltar a ser saudável.