Causas e consequências da violência no esporte brasileiro

Envie sua redação para correção
    Os esportes desde a Grécia antiga são considerados um lazer do homem, seja por quem assiste ou participa. Para os gregos as Olimpíadas eram além de um evento religioso, um momento de harmonia entre as cidades-estados e valorização do corpo e da saúde. Com a violência presente nos esportes ultimamente, todos esses valores são anulados.
      O comportamento agressivo de muitos jogadores e torcedores está diretamente ligado ao fanatismo e ao egoísmo de não aceitar a derrota e essas atitudes podem ter consequências irreversíveis. Davi Rocha Lopes de 26 anos foi uma das vítimas da violência no esporte, ele morreu em um confronto entre torcedores do Vasco e Flamengo logo após o jogo. O esporte que, teoricamente, deveria sublimar a violência, passou a ser a própria forma de manifestação desse fenômeno.
       Considerando que o esporte é uma atividade de inclusão que estimula o espírito em equipe, cabe aos torcedores e jogadores lembrarem seus valores. E cabe as escolas também que enfatizem a importância do respeito no esporte. As pessoas que cometem atos de violência física ou verbal devem ser desvinculadas de seus respectivos clubes, e cabe ao Ministério da Justiça que esses crimes sejam devidamente punidos.