Envie sua redação para correção
    Ao longo dos anos o esporte no Brasil vem sendo acompanhado por uma onda de violência, manifestada dentro e fora dos campos e quadras. Atitudes violentas têm gerado problemas para torcedores, para clubes e para diretorias esportivas. Muitos comportamentos violentos manifestados nos jogos possuem como causa a ligação emocional estabelecida entre indivíduo e esporte.
      Dessa maneira, dentro dos campos os jogadores e a própria equipe do time buscam com "garras" a vitória tão desejada,mesmo que surjam conflitos que acompanhados pela emoção do momento irão gerar violência. Os torcedores por sua vez, estabelecem uma relação emocional com seu clube, tomando para si todos os sentimentos do time.Normalmente a torcida vai além do estádio ou quadra, ela ocorre nos bares, nas ruas, nas redes sociais e em outros espaços públicos,e quando os torcedores não aceitam que outro individuo tenha um posicionamento diferente do seu(torçam para outro time ou não gostem de certo clube esportivo),logo partem para a violência.
       A violência que ocorre tanto dentro quanto fora dos locais esportivos,gera consequências para o clube envolvido, que é penalizado com multas e restrições, e para a torcida que também é penalizada com restrições e principalmente, por conta da violência acaba afastando as famílias que vão  assistir jogos, uma vez que o ambiente se torna perigoso.
      Apesar de existirem penalidades e restrições para atos de violência nos jogos esportivos, muitos problemas ainda persistem. Algumas atitudes como campanhas de confraternização entre times diferentes poderiam ser realizadas por parte da diretoria dos clubes e por meio das redes sociais dos jogadores dos times. E incentivar crianças, famílias e idosos à irem assistir jogos, através de promoções e sorteios de ingressos gratuitos iria promover um ambiente menos propicio à violência.