Envie sua redação para correção
    Os esportes sempre foram muito presentes no Brasil, desde vôlei até o futebol as pessoas se juntam para torcer e comemorar quando o time é campeão, porem nesses jogos em que deveria haver apenas diversão e entretenimento está acontecendo uma quantidade muito grande de manifestação de violência. 
     As causas dessas brutalidades podem ser diversas, um torcedor sem educação e com intenções ruins pode iniciar uma onda de conflitos que leva a torcida a uma verdadeira guerra e as pessoas não tem medo de brigar por conta de falta de impunidade que acontece no Brasil. De acordo com a revista El País, especialistas disseram que "postura meramente repressiva contra torcidas organizadas se mostra ineficaz no contexto de uma sociedade que registra mais de 61.000 homicídios por ano e tem a terceira maior população carcerária do mundo". Isso mostra claramente que as pessoas realizam esses horrendos atos em campo por não ter punições severas o sufiente.
     As infelizes consequências deste violento fenômeno são pessoas feridas ou mortas, como aconteceu em 1995 no campal  do Pacaembu onde ocorreu uma batalha entre torcedores, em que 101 ficaram feridos e um morreu. Além desses fatos, pessoas de boa índole que tem vontade de ir aos jogos passam a não  frequenta-lós por medo de se envolverem em uma situação dessas. 
     Em vista dos argumentos apresentados é  possível concluir que o Brasil é um pais que tem violência institucionalizada, por isso é necessário que ocorram mudanças. Em primeiro lugar na educação dada pelos pais em casa, estes devem ensinar os filhos a respeitar os outros e a ir contra qualquer tipo de violência. Em segundo lugar nas leis existentes, estas precisam ser melhoradas para que as pessoas fiquem com medo de realizar atos violentos, dessa forma os jogos ficaram mais seguros e melhor frequentados e as pessoas poderam curtir sem medo.