Causas e consequências da violência no esporte brasileiro

Envie sua redação para correção
    Segundo filósofos, a violência é uma ação humana que advém dos sentimentos, em especial, a raiva. Sabe-se que a causa da violência no esporte brasileiro, como dito antes, vêm dos sentimentos, seja de vitória ou de derrota, partindo como pressuposto a rivalidade de ambos os times. Entretanto, essa violência pode gerar graves consequências, seja para os jogadores do time ou para a plateia.
       Com isso, é possível afirmar que a rivalidade dos times não está presente somente dentro dos campos e quadras, mas também nas arquibancadas juntamente com a torcida dos times, onde muitos se deixam influenciar pelos resultados dos jogos, causando intrigas entre as torcidas e podendo, muitas vezes, levar às violências psicológicas ou físicas. Ainda mais que, dando prioridade para as violência físicas, muitas acabam em ferimentos ou à homicídios. Além de que a PM, que sempre está presente nos jogos, combate tais violências com mais violência, para que consiga oprimir os grupos e, mais tarde, levando alguns à prisão. Utilizando como exemplo a causa da torcida única nos clássicos de São Paulo, segundo a Globo Esporte ‘’quatro confrontos envolvendo a Mancha Alvi-Verde e a Gaviões da Fiel levaram mais de 50 para a prisão, deixaram feridos e uma morte’’. 
       Além disso, têm-se as consequências da violência, levando muitas vezes os torcedores a terem alguns direitos proibidos temporariamente como forma de punição, evitando que aconteça eventos futuros semelhantes, por exemplo, o caso dos clássicos de São Paulo, que tiveram torcida única até o fim de 2016. Isto aconteceu como consequência às diversas brigas que ocorreram entre os jogadores da Mancha Alvi-Verde e a Guardiões da Fiel. Entretanto, há punições para brigas entre os jogares, como a expulsão de tais no jogo ou até mesmo deixando-os de reserva durante a temporada.
        Em síntese, percebe-se que as causas e consequências da violência no esporte brasileiro prejudica não somente os grupos que cometeram tais ações, mas todos os outros torcedores. Então, para que nem todos sejam prejudicados com as ações de alguns, deve-se adotar novas medidas nos estágios, seja aumentando a segurança com a presença de mais PMs, arquivar os nomes dos torcedores que levam os resultados dos jogos para o lado sentimental, impedindo-os de entrar nos estágios, por exemplo.