Causas e consequências da violência no esporte brasileiro

Envie sua redação para correção
    Pedro, jovem de 20 anos e membro da Força Jovem do Vasco, acaba de ser encontrado morto ao lado do Estádio do Maracanã, onde a polícia interrompeu um confronto generalizado entre parte das torcidas do Vasco e do Flamengo. Apesar de ser uma história fictícia, retrata a infeliz realidade brasileira. Os esportes no Brasil, que tem o objetivo de entretenimento à seus torcedores, muitas vezes dão lugar à um cenário caótico de confusão. A problemática é agravada devido ao fanatismo e as redes sociais.
     Primeiramente é necessário destacar que o Art 5º da Constituição Brasileira, a qual foi instaurada em 1988, possui a função de garantir os direitos de liberdade de expressão. Contudo, quando o assunto é relacionado à violência no esporte brasileiro a lei aparenta ser ignorada. Há recorrentemente embates devido ao fato do indivíduo torcer por tal equipe, deixando os torcedores extremamente tensos e preocupados. Em clássicos regionais o tema é ainda mais presente. Leis são criadas com o objetivo de minimizar as confusões, contudo, em sua grande maioria também são ignoradas pelos meliantes, os quais se disfarçam de torcedores. Assim, torcedores que realçam a paixão por esporte e refutam confusões são desmotivados a comparecer.
     Em segundo lugar é possível citar que as redes sociais possuem um poder avassalador nesse contexto. De fato, as redes sociais oferecem mecanismos que facilitam o acontecimento de conflitos as espreitas, sem o conhecimento da policia local, a qual é a destinada pra fazer a segurança dos arredores do local do evento. Dificultando o acesso dos militares desinformados, torna-se um confronto generalizado, cuja demora para ser interrompida, devido à do deslocamento de centenas de militares capazes de interromper a conflagração. Conflitos cujo são considerados um dos motivos para o decréscimo do número de famílias em eventos esportivos, pela percepção da insegurança e o zelo por seu bem-estar.
    
     Dessarte, é possível constatar que com os argumentos supracitados as amplas complicações ficam facilmente identificáveis. Entretanto, o problema pode ser amenizado com ações por parte do Poder Público, através da disponibilização de maior policiamento na área, os quais consigam satisfazer a demanda necessária para a inibição de conflitos, e assim reduzir de forma gradativa os números de violência no esporte brasileiro.