Envie sua redação para correção
    A violência no esporte brasileiro sempre existiu desde a formação dos primeiros clubes esportivos, mas é claro, com uma porcentagem mínima entre os torcedores . Um meio visível quanto a isso é no futebol sendo a principal fonte da violência que  é a exigência dos torcedores com o time, e a rivalidade entre as torcidas . 
     Segundo o ditado popular : ´´Tudo que é em excesso, faz mal´´, isso se aplica para o futebol no Brasil, pois invés de ser lazer e diversão,vira cena de guerra entre torcidas organizadas,pressão nos jogadores e vandalismo, para uma justificativa superficial  : ´´Só fiz isso por que queria que meu time ganhasse´´ . Isto ocorre como por exemplo  no estádio do Maracanã( no RJ); em copas como a Sul Americana; em jogos populares como, por exemplo, Guarani X Ponte Preta; entre outros.
      Diante desses fatos, as consequências são atos ilegais: brigas entre os torcedores e a polícia, mortes e feridos, depredação de patrimônio público. Esta loucura e euforia desenfreada serve para somente cessar  a vontade de ganhar um troféu e um título de ´´Vencedor´´.
      Com isso, cabe o poder público tomar medidas mais eficazes em relação às brigas de torcida (já que os clubes são responsáveis pela sua torcida organizada) e punir pessoas que cometem atos de vandalismo e colocam em risco a vida de outras pessoas.