Causas e consequências da violência no esporte brasileiro

Envie sua redação para correção
    A violência no esporte brasileiro tem se tornado muito visível, principalmente no cenário futebolístico. Onde o verdadeiro significado do esporte perde espaço para as cenas violentas, estas que podem ser explicadas por um elo muito forte criado entre torcedores e time, onde há a criação de um nacionalismo exacerbado.
      O verdadeiro significado do esporte, como cooperação, integração, perde espaço para cenários de brigas e lutas, protagonizado pelas conhecidas "torcidas organizadas", que utilizam-se da rivalidade entre os times para tomarem atitudes hostis e violentas. É criado uma espécie de nacionalismo exacerbado sobre os times, valendo-se de tudo, até mesmo da violência, para garantir a "vitória" e defesa de seu time.
    
      Este elo criado entre torcedor e time, vem da tradição do esporte brasileiro. Esta que esta diretamente ligada com o nacionalismo e criação de nações. As tradições tem como "dever" estabelecer padrões de comportamento, e o seu elemento crucial foi a invenção de sinais de continham toda uma carga simbólica e emocional. O que é visto em jogos entre seleções, todos os espectadores ficarão de pé, cantarão o hino, as bandeiras de seus times serão hasteadas, representando assim a tradição no esporte, criando-se um sentimentalismo sobre o time
      Além do nacionalismo, a impunidade de tais ações violentas apenas favorece estas e distorce o verdadeiro significado do esporte. A mídia também tem grande parcela de culpa, na intensificação dessas ações, sendo ela culpada por incentivar esse sentimento nacionalista dos torcedores com propagandas e slogans cativos.
      Cabe, portanto, a diretoria dos clubes monitorar a entrada de torcedores cadastrados. Assim como o poder Legislativo deveria implementar novas leis e punições mais severas às pessoas que cometem tais atos. E como uma medida de longo prazo, o Ministério da Educação deveria promover mais debates sobre o assunto.