Envie sua redação para correção
    No filme americano “Duelo de Titãs” o protagonista “Boone” é negro e técnico de futebol. Recém contratado, “Boone” conduz uma equipe que até então possuía jogadores racistas a títulos e através do esporte conquista o respeito e admiração desses jogadores. O longa-metragem ressalta a importância do esporte para formação de uma sociedade menos preconceituosa e violenta. Porém, a realidade encontrada no Brasil mostra algo totalmente o diferente do filme. Infelizmente, o esporte brasileiro tem tido mais destaque pelo alto índice de violência, do que por histórias como a de "Boone". É notório que não só a falta de punição, mas também, a sociedade violenta contribuem para essa problemática.
          Primeiramente, é necessário destacar impunidade sobre os baderneiros é um dos fatores que mais contribuem para o atual momento da violência no esporte brasileiro. Isso porque grande parte dos brigões, são reincidentes. Ademais, poucos casos de violência no âmbito esportivo resultam em penalidades. Prova disso, é que apenas 3% dos processos de violência no futebol terminam com a condenação do acusado, segundo o portal O Globo. A consequência disso é o retorno imediato e inconsequente dos briguentos aos estádios e eventos esportivos, expondo ainda mais o torcedor que busca apenas o entretenimento. Assim, fica evidente a necessidade de punições mais severas sobre esses brigões para garantir a segurança dos verdadeiros torcedores.
          Além disso, o crescimento da violência na sociedade nas ultimas possui uma relação direta com o violência no âmbito esportivo. Para o filosofo suíço Jean Jaques, é a natureza fez um bom homem, porém a sociedade deprava-o e torna-o miserável. Ou seja, a instrução do filósofo evidencia que essa situação atual está impregnada na raiz da sociedade, onde as pessoas crescem em um meio violento e acabam taxando a violência  como algo comum no dia-a-dia. Como resultado disso, tem-se uma população extremamente violenta e ao mesmo tempo insegura, exposta a repressões em diversos momentos e lugares. Diante disso, é´notável a necessidade de medidas que visem melhorar a formação educacional do cidadão.
          Diante desse exposto, fica evidente a necessidade de tomar medidas que visem diminuir a violência esportiva no Brasil. Cabe a Policia Civil, por meio de ações investigativas, garantir que o briguentos sejam identificados e puni-los de acordo com o que está definido no Código Penal e Estatuto do Torcedor, a fim de garantir que esses briguentos não possuam acesso aos eventos esportivos. Já o Ministério da Educação, através de campanhas educativas nas escolas, conscientizar os jovens da verdadeira importância do esporte com o proposito de formar cidadãos mais conscientes e menos violentos.