Envie sua redação para correção
    O filme Hooligans mostra a realidade do jovem Matt Buckner, que participa de uma torcida organizada do West Ham United, time de futebol de Londres na Europa, onde em grande parte das torcidas a violência é cultuada pelos torcedores, como forma de lutar pelo time. Em paralelo a ficção, no Brasil, a violência está cada vez mais presente na realidade dos esportes. Diante disso, deve-se analisar como a cultura da violência nas torcidas organizadas e a incitação ao fanatismo exacerbado causam a problemática em questão.
          A violência pregada nas torcidas organizadas é um dos principais responsáveis pela violência no esporte brasileiro. Isso acontece porque, as torcidas, em todos os esportes, em forma de apoio ao time criam cânticos que fazem incitação direta a violência contra rivais, além de promoverem brigas e discursos de ódio ao adversário, assim como s torcidas do filme Hooligans. Consequência disso, no futebol, por exemplo,  desde 2016 foi adotado a torcida única dos estádios em dias de jogos clássicos para diminuir o percentual de violência, muitas vezes exacerbada, como o caso de 2014, onde torcedores do  time de futebol Grêmio, do Rio Grande do Sul fizeram insultos racistas ao até então goleiro do time de futebol Santos, de São Paulo, Mario Lucio Duarte, conhecido como ''Aranha''.
           Além disso, o fanatismo exacerbado também é um dos causadores da violência no esporte do Brasil. Desde crianças os torcedores são ensinados serem fanáticos pelos seus times incondicionalmente, e em consequência, odiar as equipes rivais. O jovem, ainda em formação, cresce com uma ideia pré-estabelecida sobre o esporte. Antes mesmo de ter a chance de consolidar as ideias de ''fair play'', a chama ética dentro dos esportes, e a conduta de respeito ao próximo, que, como no filme Hooligans, muitas vezes o percursores de violências nos esportes são jovens, incitados ao fanatismo por seus próprios pais e familiares, são estimulados pela consciência coletiva e, muitas vezes, como no caso de Matt Buckner, acabam tendo sérias consequências, até mesmo a prisão no caso dos maiores de idade. 
             Portanto, é mister que o estado tome providencias para superar o quadro atual.  Para levar a população a devida conscientização a respeito do problema, urge que Ministério do Esporte deve, por meio de verbas governamentais, criar campanhas na internet, por meio de ícones dos esportes, para conscientização dos cidadão sobre o respeito e ética no esporte, para que os cidadãos tenham conhecimento e instrução sobre o tema. Ademais as prefeituras, em parcerias com as escolas devem realizar campanhas sobre o assunto, afim de desde o ensino básico, ensinar os jovens sobre a ética no esporte. Assim, pessoas como Matt Buckner, deixarão de incitar a violência no esporte no Brasil.