Causas e consequências da violência no esporte brasileiro

Envie sua redação para correção
    É indubitável que o esporte é um item demasiadamente presente na sociedade brasileira, exercendo, assim, uma grande influência sobre os torcedores. Porém, a existência da violência no âmbito esportivo acaba que por comprometer o lazer das pessoas envolvidas, abrindo espaço para a agressão e para a desarmonia, o que se deve a fatores como o fanatismo dos indivíduos e a má gestão dos times.
       Em primeira análise, tem-se a paixão exacerbada que alguns torcedores possuem por seus times, o chamado fanatismo, o que muitas vezes leva a fins desagradáveis quando há a competição com rivais. Pode-se citar por exemplo, os conflitos futebolísticos que ocorrem de maneira constante dentro e fora dos estádios entre os torcedores fanáticos, os quais ao invés de dialogar uns com os outros, infelizmente tomam o caminho da agressão para se defenderem. Segundo Augusto Cury, " Frágeis usam a violência, e os fortes, as ideias. ", logo, pode-se ratificar que agir de maneira civilizada é algo essencial para a harmonia, principalmente quando se trata da compreensão de opiniões divergentes.
       Vale ressaltar também que os times como protagonistas são contribuintes para a problemática. Isso ocorre devido à má gestão dos mesmos, pois não há por parte das autoridades envolvidas nesse meio a preocupação de maneira efetiva no que tange ao bem-estar dos integrantes de suas torcidas, para que os mesmos possam conviver de forma saudável, sem ressentimentos desnecessários. Consequentemente, é notória a dificuldade que se tem em controlar os brasileiros que são agressivos em decorrência de jogos esportivos, o que resulta em espancamentos, agressões verbais, preconceito, e em alguns casos extremos até em mortes.
        É indispensável, portanto, que sejam tomadas as medidas cabíveis para resolver o impasse. Cabe ao Governo do Estado reforçar a quantidade de agentes da segurança pública nos locais e nas redondezas onde serão realizadas as competições, a fim de se obter o maior controle da situação e cabe aos times por meio da mídia, a elaboração de propagandas que mostrem os jogadores que tem mais comunicação com o público para falar sobre a importância da competição saudável, com o objetivo de que através do poder de influência midiática se consiga a reflexão dos fãs sobre a noção de civilidade.