Causas e consequências da violência no esporte brasileiro

Envie sua redação para correção
    Desde os tempos em que a espécie humana conheceu a agricultura as buscas constante por alimentos desencadeou no ser humano o sentimento de violência, isto é, a defesa de um ideal criado. Hodiernamente, presenciamos esse sentimento na sociedade brasileira, com uma causa diferente dos tempos passados, sejam elas por um fanatismo por instituições de esporte ou em defesa de uma personalidade individual.
          Em primeira análise o fanatismo é uma doença grave, que atinge pequenas parcelas de pessoas dentro da sociedade. A obsessão por um objeto, seja ele material ou não, gera nas pessoas uma sensação de que ela seja capaz de realizar tudo que puder ao seu alcance, não ligando para as devidas consequências que ocorra. Podemos ver claramente isso no futebol brasileiro que torcidas de clubes entram em confrontos, sejam eles físicos ou não que ocasionam em possíveis mortes.
              Em segundo plano, as ações que uma pessoa pode tomar diante de uma situação de violência pode potenciar a defesa de um esteriótipo idealizado por um contexto em que está inserida. Como em diferentes atos de violência, podemos observar em que uma pessoa causadora é a responsável por colocar em prática seu egocentrismo e defesa de um ponto de vista, que vai em confronto com de outra pessoa. Desse jeito, no cenário brasileiro, o esporte retrata essa fala, aonde jogadores, em seu momento agitado expressa de forma errônea essa intolerância dentro de campo, trazendo como consequência desentendimentos e brigas. 
               Sendo assim, é necessário que instituições de esportes, como a CBF (Confederação Brasileira de Futebol)  tomem medidas para solucionar esses problemas, incentivando palestras e seminários para conscientização dos jogadores, por meio dos clubes a fim de propor uma redução em índices de violência em campo. Ademais, o Estado deve garantir a segurança de torcedores em locais de jogos, evitando confrontos de torcidas, por meio de um numero significante de policiais atuando. Só assim poderemos reverter a problemática da violência no país.